
Portugal é, cada vez mais, um destino de escolha para viver, trabalhar e investir. Com o aumento do número de residentes estrangeiros no país, torna-se cada vez mais comum que estes queiram aceder a crédito, seja para habitação, consumo ou outros projetos. As instituições financeiras enfrentam, assim, novos desafios na análise de pedidos de crédito. Mas será que o processo é diferente? E o que é verdadeiramente relevante na análise?
Neste artigo explicamos tudo o que precisa de saber, desde os documentos necessários à forma como a teconologia da hAPI pode ajudar na automatização do onboarding digital, mitigação do risco de fraude e validação fidedigna de dados.
O que é necessário para um estrangeiro pedir crédito em Portugal?
Na verdade, o processo de crédito em Portugal é igual, independentemente da nacionalidade. Em todos os casos, a lei portuguesa exige os mesmos requisitos fundamentais:
- Ter NIF português (Número de Identificação Fiscal)
- Ter NISS (Número de Identificação da Segurança Social)
- Apresentar prova de rendimentos (idealmente obtidos em Portugal)
- Ter residência legal no país
Se estas condições forem cumpridas, o processo segue os mesmos passos que para qualquer cidadão de nacionalidade portuguesa.

Os desafios de conceder crédito a cidadãos estrangeiros
Os processos de concessão de crédito a estrangeiros são muitas vezes considerados de risco acrescido de fraude documental. São processos com tempo de espera tendencialmente mais elevados, devido à recolha manual de dados, e envolvem validação de documentos estrangeiros, que nem sempre são compatíveis com os sistemas nacionais. Verifica-se ainda a dificuldade em verificar o histórico de rendimentos e contribuições em Portugal.

O que realmente interessa na análise de crédito a estrangeiros?
Para a análise de crédito em Portugal, mais relevante do que a nacionalidade é há quanto tempo a pessoa trabalha em Portugal; se tem descontos ativos na Segurança Social e se apresenta estabilidade laboral, de rendimentos e fiscal. Estas variáveis ajudam a calcular o risco real - e é aqui que entra a tecnologia da hAPI.
Como a hAPI ajuda?
Através da hAPI, é possível recolher automaticamente e de forma autenticada os seguintes dados e documentos:
- Naturalidade;
- Histórico contributivo;
- Tempo de descontos ativos em Portugal
(com os novos relatórios da Segurança Social); - Prova de rendimentos (AT, SS, Bancos);
- Situação fiscal e obrigações em dia;
- e muito mais…

Toda esta informação é recolhida diretamente das fontes oficiais (AT, Segurança Social, Banco de Portugal, Citius, bancos, etc.), com segurança e sem intervenção humana, o que evita fraudes e reduz drasticamente o tempo de análise.
Prevenir a fraude
Casos de fraude envolvendo documentos manipulados ou informação incompleta continuam a ser um dos maiores desafios no setor do crédito. Muitas vezes, clientes estrangeiros acabam por ser mais escrutinados por esse motivo.
Com a hAPI, cada dado recolhido vem com a garantia de que é recolhida da sua fonte oficial, ou seja, com uma certificação de autenticidade. Assim, as instituições financeiras correm menos riscos, o que facilita a aprovação para quem cumpre os requisitos.
Conclusão
O pedido de crédito por cidadãos estrangeiros não precisa de ser um processo complexo ou demorado, desde que haja acesso a dados fiáveis, atualizados e autenticados. A hAPI ajuda a garantir exatamente isso.
Se quer saber como automatizar a recolha de dados e documentos para acelerar o processos de crédito para qualquer cidadão a descontar em Portugal, contacte-nos para uma demonstração gratuita.