Nos últimos anos, a intermediação de crédito em Portugal cresceu como nunca.
Temos assistido a uma maior especialização, a profissionais mais preparados, com mais conhecimento, mas também a um mercado mais competitivo, onde a agilidade e a capacidade de criar confiança são decisivas.
Recentemente, a hAPI falou com mais de 140 destes intermediários de crédito em duas sessões online, para perceber onde estão os obstáculos ao crescimento e como podemos ajudar estes profissionais a fechar mais negócios de forma mais rápida e segura.
Continue a ler para saber os resultados.
Onde ainda se perde tempo no processo de crédito?
Os principais entraves no processo de crédito estão na recolha de documentos. A informação é recebida de forma desorganizada, por múltiplos canais, desde emails a mensagens informais, tornando difícil garantir que os documentos estão corretos, completos e atualizados.
A isto soma-se os pedidos repetidos e as verificações e correções frustrantes que consomem recursos. O resultado são equipas sobrecarregadas, maiores tempos de resposta e muitas vezes perda de leads pelo caminho.
No fundo, o problema não está na análise do crédito em si, mas sim na fase anterior, a da recolha de informação. É aqui que a transformação é mais urgente.

O que nos disseram os intermediários de crédito
As sondagens realizadas nos webinars da hAPI mostraram um padrão claro: a documentação em falta é um enorme bloqueio na concretização de processos de crédito.
88% dos inquiridos admitiu perder processos todos os meses por falta de documentos. Não estamos a falar de casos pontuais, é uma realidade transversal que tem impacto direto no negócio.
Quando olhamos mais de perto para os números, percebemos a dimensão do problema:
- 56% dos profissionais perde entre 1 a 3 processos por mês;
- 31% perde entre 3 a 6 processos;
- Há mesmo quem chegue a perder mais de 10 processos por mês apenas por documentação incompleta.
Demasiado tempo perdido na recolha
O tempo necessário para reunir a informação também pesa. Até à data, 0% dos inquiridos consegue concluir esta etapa em apenas uma hora.
45% afirmam conseguir reunir os documentos num dia, mas a maioria (55%) precisa de mais do que isso.


Quantas interações são necessárias até reunir tudo?
Reunir toda a documentação raramente acontece à primeira. Só 5% dos intermediários consegue fechar o processo numa única interação. A maioria precisa de 2 ou 3 pedidos ao cliente, e 26% chega a ultrapassar as 4 interações. Cada interação significa mais tempo, mais esforço administrativo e maior risco de perder o cliente.
Como é que a hAPI ajuda a reduzir o tempo de análise até 80%?
Os dados recolhidos mostram que uma das maiores dores dos intermediários de crédito continua a ser a demora e complexidade na recolha de documentação.
A solução, no entanto, não passa por aumentar equipas ou mudar modelos de negócio. O segredo está em automatizar este processo.
Com a hAPI, o cliente dá apenas o seu consentimento digital e, em segundos, a informação chega-lhe completa, validada e estruturada. Esta informação é recolhida diretamente das fontes oficiais como a AT, a Segurança Social ou o Portal das Finanças. O que antes podia levar 2 a 4 dias, agora demora apenas minutos.
Esta transformação não só reduz até 80% do tempo de análise, como liberta as equipas para o que realmente importa: acompanhar melhor os clientes e fechar mais negócios.
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Se quer saber como automatizar a recolha de dados e documentos para acelerar o processos de crédito, contacte-nos para uma demonstração gratuita.